12 de maio de 2010

O primeiro casulo está pronto!
















Quando chegamos hoje à escola tivemos uma grande surpresa: um dos nossos bichos-da-seda é muito trabalhador e em pouco mais de um dia fez o casulo!
Vejam como está redondinho!

Ficámos a saber que a lagarta depois o casulo pronto, vai-se transformar em borboleta. Esta transformação chama-se metamorfose. Do casulo pode-se tirar a seda. Cada casulo, pode atingir 3km de fio, mas para que isto possa acontecer, não se pode deixar, que a borboleta saia do casulo. Assim, logo que os casulos estejam feitos, pega-se neles e metem-se em água quente, entre 50ºe 60º de forma a que o bicho morra e não fure o casulo, pois se não o fio fica partido. Para encontrar a ponta do fio do casulo, tem de já estar amolecido na água, bater-lhe devagarinho com uma vassoura especial e depois começa-se a desenrolar, fazendo meadas.

No nosso caso, como só queremos estudar o ciclo da vida, do bicho-da-seda, deixamos que a borboleta, saia do casulo.Depois machos e fêmeas acasalam e estas põem ovos. Cada fêmea pode pôr 500 000 ovos.Logo de seguida, machos e fêmeas morrem, ficando apenas os ovos, que se guardam até ao ano seguinte.Logo que comece a Primavera, o tempo começa a aquecer, a amoreira começa a ter folhas e os bichinhos começam a eclodir dos ovos. Aí, temos os nossos bichinhos, que repetirão o ciclo dos pais.

Uma informação que nós recolhemos, diz que a partir do momento, que a lagarta começa a fazer o casulo, não se deve mexer, fazer ruídos fortes, deixar que apanhem correntes de ar e cheiros intensos.

11 de maio de 2010

Os casulos

Casulo de manhã às 9h.

Hoje, dia 11 de Maio, os bichos-da-.seda machos começaram a fazer o casulo. Usaram os cantos da caixa para o fazer.
Entretanto já vimos que as femeas, que estão muito gordinhas, estão a preparar-se para fazer o casulo.
Ficámos a saber que em 33 dias, a lagarta torna-se 8000 vezes mais pesada e 23 vezes mais comprida.
O casulo demora a fazer, 3 dias e 3 noites. A lagarta mexe-se 200 000 vezes, para o fazer!

Casulo de tarde às 15h30min.

Os Bichos-da-seda

No dia 5 de Maio, a professora fez-nos uma surpresa: trouxe para a escola quatro bichos-da-seda!



A primeira coisa que aprendemos, foi distinguir o macho da fêmea. O macho é uma lagartinha branca, com anéis pretos, a fêmea é toda branca. Só se alimentam de folhas de amoreira ou de alface e estão sempre a comer!

Como sabiamos pouco sobre este tema, pesquisamos na internet e a professora projectou na parede as imagens e os videos sobre este tema.

Descobrimos que a seda é utilizada há 4000 anos e que foi na China que tudo começou. Chegou à Europa, passando por vários impérios, onde eram pagos impostos que faziam com que a seda, ficasse cada vez mais cara.Os caminhos utilizados pelos mercadores, para transportarem a seda, era conhecido como «Rotas da Seda» Cada viajem demorava entre, seis a oito anos.Depois de Vasco da Gama, ter descoberto o caminho marítimo para a Índia, os portugueses começaram a comprar seda directamente aos Chineses.Assim a seda, chegava á Europa mais barata, em maior quantidade e mais rapidamente.

Os bichos-da-seda têm comido muito estão mais crescidos e gordinhos!