Ficámos a saber que a lagarta depois o casulo pronto, vai-se transformar em borboleta. Esta transformação chama-se metamorfose. Do casulo pode-se tirar a seda. Cada casulo, pode atingir 3km de fio, mas para que isto possa acontecer, não se pode deixar, que a borboleta saia do casulo. Assim, logo que os casulos estejam feitos, pega-se neles e metem-se em água quente, entre 50ºe 60º de forma a que o bicho morra e não fure o casulo, pois se não o fio fica partido. Para encontrar a ponta do fio do casulo, tem de já estar amolecido na água, bater-lhe devagarinho com uma vassoura especial e depois começa-se a desenrolar, fazendo meadas.
No nosso caso, como só queremos estudar o ciclo da vida, do bicho-da-seda, deixamos que a borboleta, saia do casulo.Depois machos e fêmeas acasalam e estas põem ovos. Cada fêmea pode pôr 500 000 ovos.Logo de seguida, machos e fêmeas morrem, ficando apenas os ovos, que se guardam até ao ano seguinte.Logo que comece a Primavera, o tempo começa a aquecer, a amoreira começa a ter folhas e os bichinhos começam a eclodir dos ovos. Aí, temos os nossos bichinhos, que repetirão o ciclo dos pais.
Uma informação que nós recolhemos, diz que a partir do momento, que a lagarta começa a fazer o casulo, não se deve mexer, fazer ruídos fortes, deixar que apanhem correntes de ar e cheiros intensos.